Tweed Ride na Midia

Pedal à moda antiga abrilhantou o centro de São Paulo

Aline Cavalcante,  Daniel Haase  e Carlos Alkmin

Muitos já ouviram falar dos passeios de bicicleta organizados nas cidades. São cada vez mais numerosas as ações e os adeptos deste modal – dos mais esportivos aos mais ativistas/engajados – demonstrando que tem muita gente disposta a adotar a bicicleta como meio de transporte e, por tabela, os benefícios do hábito.

Ao contrário do World Naked Bike Ride – movimento internacional em que ciclistas pedalam pelados pedindo visibilidade e respeito  – a idéia do Tweed Ride (ou Tweed Run) é pedalar “na estica”, com indumentária clássica ou de época, com direito até a modelos históricos de magrelas.

Nada mais justo do que ter o centro da cidade como palco deste evento onde cerca de 80 ciclistas se reuniram no dia 19 de junho, em frente ao “Theatro Municipal”, para participar do 1º Tweed Ride São Paulo – a chegada do inverno inspirou ainda mais os ciclistas.

Quem passou por lá teve a oportunidade de reviver um período clássico diante de uma arquitetura de encher os olhos. As roupas no estilo “vintage” deram um ar todo especial enquanto os participantes desfilavam classe e estilo sobre duas rodas.

“A ideia é mostrar que, antigamente, a bicicleta era um meio de transporte elegante e mais respeitado do que é hoje, principalmenteem São Paulo”, afirmou um dos organizadores, do Coletivo Pscycle.

Mesmo quem não tinha roupas de tweed – um tecido feito com fios de lã – nem bicicletas antigas, pode improvisar. Foi um festival de boinas, ternos, gravatas, acessórios e objetos para compor o visual retrô.

Entre as atrações do encontro o biciclo ou ‘penny farthing’ se destacou no meio do grupo. Inventado em1885, a“pseudo-bicicleta” chamou atenção pela sua altura e diferença de tamanho entre as rodas dianteira e traseira. “Admiro o estilo da década de 1920, gostaria de ter vivido nessa época”, contou a professora Ângela Tepasse que pedalou em um biciclo durante todo percurso.

Depois de passear por pontos históricos como a Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá e a Rua Augusta, os ciclistas encerraram o passeio na Praça do Ciclista – conhecida por ser ponto de encontro das Bicicletadasem São Pauloe que já foi palco de diversas manifestações.

O primeiro Tweed Ride foi realizado em Londres em janeiro de 2009. Inspiradas no tema inglês, muitas cidades do mundo já realizaram passeios semelhantes, como São Francisco, Boston, Chicago, Filadélfia, Sacramento, Toronto, Victoria, Sidney, Washington, Nagoya, entre outros. No Brasil, a primeira edição deste evento aconteceu em Curitiba ano passado e tem ligação direta com o movimento “cycle chic”, que busca mostrar ser perfeitamente possível ir ao trabalho ou a compromissos sociais sem necessariamente usar uma roupa esportiva. Ternos e gravatas, tailleurs, luvas, chapéus, saias, calçados elegantes, tudo combina com pedal

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://tweedridesp.wordpress.com/2011/06/28/twid-ride-na-midia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Acabei de descobrir, LINDO!
    Me avisa quando tiver o próximo?
    Parabéns…
    Carinhosa-Mente
    Mari

    • Ta chegando Mari


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: