Como é feito o tecido Tweed

Tecido Tweed originou-se com Harris Tweed em ilhas escocesas Ocidental. Tradicionalmente, o tweed é um tecido de lã áspera, resistentes, tecido feito para resistir às duras condições meteorológicas e mais frequentemente usado como vestuário exterior. Enquanto alguns tweed moderno pode ser feito por uma máquina, tweed tradicional continua a ser a mão fiado e tecido.

História

Tweed teve originada na Escócia, onde Ilhéus das Ilhas Lewis, Harris, Uist e Barra teceu o pano de fio de lã grosso. Agora conhecido como Harris Tweed, este tecido revelou-se muito útil e foi especial para os moradores da ilha. Eles tinha orgulho de usar somente fios de ovelha de ilha e mão-tecelagem em suas próprias casas. A tradição de Harris Tweed durou séculos, e enquanto ele agora pode usar lã produzido em outros locais, não muita coisa mudou desde o método tradicional. Os fios A Fundação de qualquer tweed é o fio de lã usado para tecer. Fios de Tweed difere de fios de tricô regular que tem um toque especial para aliviar a tensão que os teares grandes criam sobre a lã quando ele está sendo tecido. Fio de Tweed deve ser forte para resistir a tecelagem e as condições do tempo resistente que o tecido foi projetado para enfrentar. Fios de Tweed também difere da maioria dos fios de tricô porque ele é tingido diretamente na lã, em vez da meada.

Tecelagem

Embora muitos tweeds modernas fábrica de produção em grandes máquinas para produção em massa, Harris Tweed e algumas variedades menores continuam a ser produzido em casa por indivíduos qualificados. Enquanto tecelões uma vez teceu tweed completamente à mão, a demanda cresceu muito grande e agora rapieira teares ajuda o processo. A rapieira é o tear preferido para tecelões de tweed, como tece tweeds de dupla-largura ao invés de single-largura, preferência de um alfaiate.

Acabamento

Para terminar a variedade de Harris, os tecelões enviar seu tecido retorcido mas inacabado para um moinho para o acabamento. O departamento de cerzimento remove pontas soltas e limpa até o tweed para ser passados para os alfaiates. Lavagem e secagem aperta o tweed antes que o tecido é colocado através do straightener do trama, que endireita o tweed em sua forma final. Enquanto variações de acabamentos podem ser adicionadas, o tweed é essencialmente terminou após o alisamento.

Tweeds modernas

Enquanto o processo tradicional de Harris Tweed ainda é usado, existem diferentes variações de tecidos modernos tweed. Tweed de peso mais leve tornou-se popular durante o século XX, especialmente nas décadas de 1950 e 1960 com ternos de tweed Linton do Coco Chanel. Tweeds Linton introduziram o uso de mais leve, fios sintéticos ou artificiais. A empresa Linton fez seu tweed ao mercado a costura casas. Tweed leve de Linton pavimentou o caminho para muitas variações de tecidos de tweed. Alguns tweeds misturam lã e outros fios incluindo Caxemira, mohair e chenille durante o processo de tecelagem. Faixa de opções também pode ser tecida no tweed e tweeds modernos podem ser tingidos em várias fases do tecido tornando processo.

Autor: René Martineau

Anúncios
Published in: on 22/04/2014 at 3:14 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://tweedridesp.wordpress.com/2014/04/22/como-e-feito-o-tecido-tweed/trackback/

RSS feed for comments on this post.